quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Instalando o driver Nvidia do LMDE 2


Para usar o driver da Nvidia no Linux Mint Debian Edition 2, instale os seguintes pacotes:

$ sudo apt-get install nvidia-glx nvidia-kernel-dkms nvidia-xconfig nvidia-settings

Após a instalação, execute o comando que configura o X para usar o driver da Nvidia:

$ sudo nvidia-xconfig



# Editado em 11/01/2016


Ok, ok ,ok!!! Tenho certeza de que muitos não tiveram sucesso na instalação do drive Nvidia, no LMDE2...tudo bem, eu também não tive dessa vez. Fui instalar no Mint na minha desktop, que possui a placa Quadro FX 550, e deu o que falar! A instalação acima é encontrada em diversos fóruns, mas eu não tinha sucesso. Cheguei a ferrar com o X, me forçando a formatar novamente a máquina (sorte que era uma instalação nova).

Bom, como toda história tem um final feliz (vai, vamos, sejam otimistas!), encontrei a dica de ouro, e aí vai:

Pelo comando inxi OU lspci vamos obter o nome da sua placa Nvidia:


$ inxi -Fxz | \grep Graphics
Graphics:  Card: NVIDIA NV43GL [Quadro FX 550] bus-ID: 01:00.0

$ lspci -nn | \grep VGA
01:00.0 VGA compatible controller [0300]: NVIDIA Corporation NV43GL [Quadro FX 550] [10de:014d] (rev a2)

Reparem que a minha controladora é a Quadro FX 550.

Agora, com um programa da Nvidia, iremos detectar qual o driver adequado para a placa de vídeo. Vamos instalar o programa e executar:

$ sudo apt-get install nvidia-detect
$ nvidia-detect
Detected NVIDIA GPUs:
01:00.0 VGA compatible controller [0300]: NVIDIA Corporation NV43GL [Quadro FX 550] [10de:014d] (rev a2)
Your card is only supported up to the 304 legacy drivers series.
It is recommended to install the
    nvidia-legacy-304xx-driver
package.

Notem que o programa já nos traz o driver certo para a controladora em questão, nvidia-legacy-304xx-driverVamos instalar ele:

$ sudo apt-get install nvidia-legacy-304xx-driver

Após a instalação do driver, crie o diretório /etc/X11/xorg.conf.d e o arquivo 20-nvidia.conf dentro do diretório que acabou de criar:

$ sudo mkdir /etc/X11/xorg.conf.d
$ sudo vim /etc/X11/xorg.conf.d/20-nvidia.conf

Coloque dentro do arquivo 20-nvidia.conf o seguinte conteúdo:

Section "Device"
Identifier "Quadro FX 550"
Driver "nVidia"
EndSection

Reparem que o Identifier, no meu caso, é Quadro FX 550. O mesmo valor que foi exibido dentro dos colchetes, pelos comandos inxi e lspci.

Salve o arquivo, reinicie a máquina e voilà!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário